quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Cuidar de uma mae velhinha é uma tarefa pesada. Quero dividir com vcs o que tenho aprendido no dia a dia. Nao é nada mole, nao!
Aos poucos, na medida em que as coisas iam acontecendo, fui aprendendo o que era necessario para ela ser uma velhinha feliz. Minha mae ficou cega e tambem nao anda mais, só se locomove em cadeira de rodas.
Nao é mais a minha mae, aquela mae que conheci durante os meus 57 anos, amiga e companheira - nao temos mais historias nossas, ela nao lembra. Entao agora tenho uma velhinha "frágil" de quem cuido e para quem procuro dar um final de vida digno.
E ao longo desse tempo em que ela vem declinando dia a dia, fui descobrindo sozinha e pesquisando muito, dicas e macetes que possam ajudar a amenizar o peso da velhice.
Por exemplo: nao modificar nunca a sua rotina, fazer as coisas sempre iguais e no mesmo horário. Novidades a deixam excitada e cansada, ela começa a fazer confusoes e, as vezes, delira ou tem umas alucinaçoes muito loucas. Outra coisa de que ela gosta muito é de ouvir música, mas musicas antigas, das quais ela conheça as letras. Ela canta junto e se distrai, gosta e é uma coisa qua acalma. Massagens nas costas fazem-na relaxar e na barriga fazem o intestino funcionar, pois ele para devido a falta de movimentos, apesar da alimentaçao balanceada.
Líquidos, principalmente no calor, quase que de hora em hora, e só meio copo, mais que isso ela nao aguenta.

4 comentários:

  1. muito legal seu blog mae, só que vc "postou" nos comentários, lugar com o objetivo de receber comentários dos seus visitantes, nao seus! rs

    ResponderExcluir
  2. pronto mae! agora tá certo! espero ler muitos textos seus por aqui.

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana,
    É uma prova de amor.Já passei por isso duas vezes, com minha mãe e meu pai Alzheimer.
    Deus lhe dê um coração tamanho grande, muito grande, para cumprir essa missão.
    Beijos querida,
    Ana

    ResponderExcluir
  4. Ana, que lindo. O blog vai ser importante para muita gente aprender os detalhes práticos dessa relação tão delicada... Mas me perguntou se será possível aprender também essa sua capacidade tão grande de amor. Acho que nunca vou conseguir. Parabéns! Sua mãe é uma velhinha de sorte. Lembro dela cantando... tão bonito... bjs. Nica

    ResponderExcluir